• Lorena Buiatti

#2 – Um argumento para o jantar de família aos domingos


Uberlândia, 22 de outubro de 2016.

Tema 26 – Um argumento para o jantar de família aos domingos

*Alterei jantar por almoço, pois essa é a tradição da minha família

Mais um domingo de manhã. Eu sinto falta de quando a família se reunia toda semana. Há alguns anos essa reunião era constante, mas um fogo se apagou. Os primos se reuniam e tínhamos jogos e fofocas.

A comida era farta e a mesa grande. Grandes travessas com macarronada e salada ficavam encarando de forma preguiçosa enquanto todos comíamos em pratos fundos e cheios.

Mas o melhor de tudo eram as horas ociosas e sonolentas após a refeição. Os primos lutavam por uma rede, enquanto os adultos se dividiam entre as camas que tínhamos na casa grande da roça onde nos encontrávamos.

Era um lugar tranquilo e uma rotina mais tranquila ainda. Os almoços eram parte de uma tradição que se apagou. Se extinguiu assim como outra chama, uma chama calorosa que fazia a família girar. Se extinguiu junto com uma vida que era a que mais prezávamos, a que era razão de estarmos juntos.

Sinto saudades dos almoços, pois me lembram de uma época de lembranças douradas. Sinto que os almoços precisavam continuar, para tudo continuar suave, para que a saudade não sufoque e nem deixe morrer um amor que precisamos cultivar.

ph

made with ♥ in MG, 2020